HISTÓRIAS BÍBLICAS - DO PENTATEUCO (GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMERO E DEUTERONÔMIO)



1.A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS:


























2. A CRIAÇÃO DO HOMEM.










________________________________________________________________________________

3.






________________________________________
4. O DILÚVIO






 Enquanto Noé e seus filhos construíam a arca, as pessoas do lugar debochavam deles, porque não havia mar onde eles estavam e também não chovia. 




 E, quando as águas secaram, Noé, sua família e os pares dos animais, saíram da arca, pois o Senhor Deus foi quem a abriu, e puderam ver um mundo renovado só esperando por eles para enchê-lo de pessoas e animais.
Em agradecimento, Noé fez um sacrifício ao Senhor e o adorou por tão grande livramento.

Versículo chave: 
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia".
(Salmos 46:1)
________________________________________

5. A TORRE DE BABEL

"E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala."


Resolveram se juntar para edificar cidades e uma torre que tocasse nos céus, para que tivessem um nome e não fossem espalhados sobre a terra, como Deus ordenara.


 E o líder do povo era o poderoso Ninrode.

E assim fizeram a Torre de Babel.

Mas Deus confundiu a língua dos homens da terra, para que parassem a construção e se espalhassem sobre a face da terra como Ele havia ordenado.

E assim, saíram da construção, grupos de pessoas que falavam a mesma língua e se entendiam, para formarem povos e nações.


E Deus, confundindo a língua do povo, conseguiu que a obra de rebeldia fosse parada. E por isso aquele lugar passou a ser conhecido por Babel, porque ali o Senhor Deus, confundiu as línguas.

Versículo chave:
"...operando Eu, quem impedirá?"
(Isaías 43:13c)
________________________________________
6. ABRAÃO.


TEMPOS DEPOIS, QUANDO ABRAÃO ESTAVA SENTADO NA ENTRADA DE SUA TENDA, VIU CHEGANDO, TRÊS ANJOS DO SENHOR.
 RAPIDAMENTE ABRAÃO OFERECEU A ELES ÁGUA PARA LAVAR OS SEUS PÉS, PÃES, BOLOS, CARNE DE VITELA, MANTEIGA E LEITE PARA SE ALIMENTAREM.
 O ANJO DO SENHOR DISSE A ABRÃO QUE NO ANO SEGUINTE ELE E SARA TERIAM O FILHO QUE DEUS PROMETERA A ELES. OUVINDO ISSO, SARA SE RIU PORQUE ERAM VELHOS. E O ANJO DO SENHOR DISSE: POR QUE SE RIU SARA? HAVERIA COISA ALGUMA DIFÍCIL AO SENHOR?
E O SENHOR CUMPRIU A PROMESSA COMO TINHA DITO, E SARA CONCEBEU E DEU A ABRAÃO UM FILHO NA SUA VELHICE, EXATAMENTE NO TEMPO DETERMINADO POR DEUS. E CHAMOU ABRAÃO O SEU FILHO DE ISAQUE. E ERA ABRAÃO DA IDADE DE CEM ANOS QUANDO LHE NASCEU ISAQUE, O FILHO PROMETIDO POR DEUS.

VERSÍCULO CHAVE:
"...abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção."
(Gênesis 12:2b)
________________________________________

7. O SACRIFÍCIO DE ISAQUE.
E SARA CONCEBEU E DEU A ABRAÃO UM FILHO, NO TEMPO DETERMINADO E PROMETIDO POR DEUS, AO QUAL, ABRAÃO CHAMOU DE ISAQUE.
ANOS DEPOIS, QUANDO ISAQUE JÁ ESTAVA CRESCIDO, DEUS PEDE ALGO DIFÍCIL A ABRAÃO.

 ENTÃO, LEVANTOU ABRAÃO PELA MANHÃ, DE MADRUGADA, E FOI COM ISAQUE SEU FILHO, CORTOU LENHA, E FOI-SE AO LUGAR QUE DEUS DETERMINARA PARA O SACRIFÍCIO.
E ISAQUE PERGUNTOU: MEU PAI, TEMOS FOGO E LENHA, MAS ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO? E ABRAÃO RESPONDEU: DEUS PROVERÁ PARA SI O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO, MEU FILHO.

 CHEGANDO AO LOCAL ONDE DEUS DETERMINOU QUE FIZESSEM O SACRIFÍCIO, VIU ISAQUE QUE O CORDEIRO ERA ELE, MESMO ASSIM OBEDECEU, E SEU PAI ABRAÃO O AMARROU E O COLOCOU DEITADO SOBRE A LENHA. DEPOIS, ABRAÃO PEGOU O CUTELO PARA SACRIFICAR A ISAQUE, SEU FILHO.
MAS O ANJO DO SENHOR LHE BRADOU DESDE OS CÉUS E DISSE: ABRAÃO, ABRAÃO! NÃO ESTENDAS A TUA MÃO PARA MATAR A ISAQUE, PORQUANTO AGORA SEI QUE TEMES A DEUS E NÃO ME NEGASTE O TEU FILHO, O TEU ÚNICO FILHO.
_____________________
ENTÃO, DEUS PROVEU O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO, COMO ABRAÃO DISSERA A SEU FILHO ISAQUE, E ELE TOMOU O CORDEIRO E O OFERECEU EM SACRIFÍCIO A DEUS, EM LUGAR DE SEU FILHO.

VERSÍCULO CHAVE:
"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."
(Salmos 23:1)
________________________________________

8. A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA.



QUANDO OS ANJOS DO SENHOR FORAM VISITAR A ABRAÃO, ELES LHE AVISARAM QUE DEUS OS ENVIARAM PARA DESTRUIR AS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA, POIS O CLAMOR DA CIDADE JÁ TINHA CHEGADO ATÉ O CÉU, POIS O POVO DAS DUAS CIDADES ERA VIOLENTO, PERVERSO E MALICIOSO.

ENTÃO ABRAÃO COMEÇOU A INTERCEDER PELAS CIDADES, E DISSE: DESTRUIRÁS TAMBÉM O JUSTO COM O INJUSTO? SE HOUVER 50 JUSTOS NA CIDADE, OS DESTRUIRÁS TAMBÉM? NÃO POUPARÁS O LUGAR POR CAUSA DOS 50 JUSTOS? ENTÃO DISSE O SENHOR: SE EU ACHAR EM SODOMA 50 JUSTOS DENTRO DA CIDADE POUPAREI O LUGAR.
E DE NOVO ABRAÃO INTERCEDE E PERGUNTA: E SE SÓ TIVEREM 45 JUSTOS? E SE SÓ TIVEREM 40 JUSTOS? E SE SÓ TIVEREM 30 JUSTOS? E SE SÓ TIVEREM LÁ 20 JUSTOS? E SE SÓ TIVEREM LÁ 10 JUSTOS?
E DEUS EM TODAS AS VEZES DISSE QUE POUPARIA A CIDADE POR AMOR ATÉ DE 10 JUSTOS QUE LÁ EXISTISSE.

E DOIS DOS ANJOS QUE VISITARAM A ABRAÃO, FORAM ATÉ A CIDADE E ENCONTRARAM LÓ, O SOBRINHO DE ABRAÃO NA PORTA DA CIDADE DE SODOMA, E LÓ LOGO OS RECEBEU COM RESPEITO, E PEDIU QUE ELES ENTRASSEM EM SUA CASA PARA PASSAREM A NOITE. MAS DISSERAM QUE PASSARIAM A NOITE NA RUA. MAS ELE INSISTIU COM ELES MUITO, E VIERAM COM ELE E ENTRARAM EM SUA CASA.
E LÓ FEZ-LHES UM BANQUETE. E ANTES QUE SE DEITASSEM, VÁRIOS HOMENS MAUS, CERCARAM A CASA DE LÓ.
E TODOS OS HOMENS MANDARAM QUE LÓ LEVASSE OS HOMENS QUE ESTAVAM EM SUA CASA PARA FORA PARA QUE ELES PUDESSEM AGIR COM VIOLÊNCIA CONTRA ELES. MAS LÓ SAIU DA CASA E PEDIU QUE ELES NÃO FIZESSEM MAU AOS SEUS HOSPEDES. COMO LÓ OS IMPEDIA, SE LANÇARAM SOBRE ELE PARA FAZER A ELE TODO O MAL QUE FARIAM AOS DOIS HOMENS QUE ESTAVAM EM SUA CASA.
E OS DOIS ANJOS FERIRAM A TODOS OS HOMENS DE CEGUEIRA, E ASSIM, OS ANJOS TIRARAM LÓ E SUA FAMÍLIA DA CIDADE, POIS LÁ NÃO HAVIA NEM 5 JUSTOS. E MANDOU QUE ELES SE FOSSEM DEPRESSA.
E OS ANJOS MANDARAM QUE ELES NÃO OLHASSEM PARA TRAZ.
INFELIZMENTE A MULHER DE LÓ OLHOU PARA TRAZ E VIROU UMA ESTÁTUA DE SAL. E LÓ E SUAS DUAS FILHAS, FUGIRAM PARA AS MONTANHAS, ENQUANTO O SENHOR DEUS FAZIA CHOVER ENXOFRE E FOGO DESDE OS CÉUS SOBRE SODOMA E GOMORRA, E DERRIBOU AQUELAS CIDADES, E TODA AQUELA CAMPINA, E TODOS OS MORADORES DAQUELAS CIDADES, E O QUE NASCIA DA TERRA.

VERSÍCULO CHAVE:
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor."
(Romanos 6:23)
________________________________________9. ISAQUE CASA-SE COM REBECA.

 E ABRAÃO, JÁ AVANÇADO NA IDADE, MANDOU SEU SERVO IR BUSCAR UMA MULHER PARA SE CASAR COM SEU FILHO ISAQUE, POIS NÃO QUERIA QUE ELE SE CASASSE COM AS MULHERES DE ONDE ELES VIVIAM. ENTÃO, MANDOU-O IR À TERRA DE SEUS PARENTES. MAS O SERVO DISSE: MAS TALVEZ A MULHER NÃO QUERERÁ ME SEGUIR. DEVO ENTÃO FAZER TEU FILHO VOLTAR À TERRA ONDE SAÍSTE? E ABRAÃO RESPONDEU: GUARDA-TE, QUE NÃO FAÇAS LÁ TORNAR O MEU FILHO. ABRAÃO CRIA QUE DEUS ENVIARIA SEU ANJO À SUA FRENTE PARA AJUDÁ-LO A TRAZER A MULHER CERTA PARA SEU FILHO ISAQUE
 ENTÃO O SERVO SE PÔS A CAMINHO, E PARTIU PARA A MESOPOTÂMIA, NA CIDADE DE NAOR. CHEGANDO LÁ FEZ SEUS CAMELOS AJOELHAREM JUNTO A UM POÇO D'ÁGUA, AO TEMPO EM QUE AS MOÇAS SAÍAM PARA TIRAR ÁGUA, E PEDIU A DEUS QUE A MOÇA QUE ELE PEDISSE PARA ABAXAR O CÂNTARO PARA ELE BEBER ÁGUA, SE ELA DISSESSE: BEBE, E TAMBÉM DAREI DE BEBER AOS TEUS CAMELOS, QUE FOSSE ESSA QUE ELE TIVESSE DESIGNADO PARA SER A MULHER DE ISAQUE. E ASSIM ACONTECEU. LOGO ELA FALOU QUE ERA FILHA DE BETUEL, FILHO DE MILCA, E O SERVO VIU SE TRATAR DE PARENTES DE ABRAÃO. E DEU Á MOÇA UM PENDENTE DE OURO E DUAS PULSEIRAS E FORAM PARA A CASA DE SEU PAI.
 CHEGANDO Á CASA DA MOÇA, QUE SE CHAMAVA REBECA, ELE FALOU SOBRE O PEDIDO DE CASAMENTO PARA O FILHO DE ABRAÃO, PARENTE DELES, E TODOS CONSENTIRAM, INCLUINDO A PRÓPRIA REBECA. ENTÃO COMERAM. 
O SERVO DE ABRAÃO DEU PRESENTES À REBECA E À SUA FAMÍLIA SELANDO O ACORDO DE NOIVADO, E NO DIA SEGUINTE PARTIRAM DE VOLTA À TERRA DE ABRAÃO.
AO CHEGAREM, ISAQUE LOGO FICOU ENCANTADO COM A MOÇA QUE O SERVO DE SEU PAI TROUXERA, E SE CASARAM E FORAM FELIZES COMO DEUS QUERIA QUE FOSSEM.

VERSÍCULO CHAVE:

"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."
(Salmos 40:1)
______________________________________________________

10. O NASCIMENTO DE ESAÚ E JACÓ

TEMPOS DEPOIS DO CASAMENTO DE ISAQUE E REBECA, ELA CONCEBEU E DEU FILHOS GÊMEOS A ISAQUE. O PRIMEIRO SAIU RUIVO E TODO CABELUDO, POR ISSO O CHAMARAM DE ESAÚ. O SEGUNDO, SAIU AGARRADO COM SUA MÃO NO CALCANHAR DE ESAÚ, POR ISSO O CHAMARAM DE JACÓ.
E CRESCERAM OS MENINOS. ESAÚ FOI HOMEM PERITO NA CAÇA, HOMEM DO CAMPO. JACÓ ERA VARÃO SIMPLES, HABITANDO EM TENDAS. E ISAQUE AMAVA MAIS A ESAÚ POR CAUSA DO SEU GOSTO PELA CAÇA. JÁ REBECA, AMAVA MAIS A JACÓ.

E JACÓ COZERA UM GUISADO E LOGO DEPOIS, VEIO SEU IRMÃO ESAÚ DO CAMPO, E ESTAVA CANSADO E COM FOME, POR ISSO PEDIU A JACÓ UM POUCO DA COMIDA QUE ELE HAVIA FEITO. ENTÃO JACÓ LHE DISSE: "VENDE-ME HOJE A TUA PRIMOGENITURA (É A POSIÇÃO DO FILHO MAIS VELHO-PRIMOGÊNITO-NASCIDO PRIMEIRO). E JACÓ CONTINUOU A INSISTIR COM ESAÚ PARA QUE LHE VENDESSE O SEU DIREITO DE FILHO MAIS VELHO, POIS ESSA POSIÇÃO ERA MUITO IMPORTANTE DENTRO DAS FAMÍLIAS, POIS HERDARIAM O DIREITO DE LIDERANÇA SOBRE TODA FAMÍLIA.
E DISSE ESAÚ: "ESTOU A PONTO DE MORRER, E PARA QUE ME SERVIRÁ LOGO A PRIMOGENITURA?" ENTÃO ESAÚ VENDEU A SUA PRIMOGENITURA A JACÓ. E JACÓ DEU PÃO A ESAÚ E O GUISADO DE LENTILHAS; E ELE COMEU, E BEBEU, E LEVANTOU-SE, E FOI-SE. ASSIM, DESPREZOU ESAÚ A SUA PRIMOGENITURA.

VERSÍCULO CHAVE:
 "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
(Romanos 8:35)

______________________________________________________

11. ISAQUE PROSPERA EM MEIO À SECA

 E HAVIA MUITA FOME NA TERRA NOS TEMPOS DE ISAQUE. ENTÃO, APARECEU-LHE O SENHOR DEUS QUE LHE DISSE: "NÃO DESÇAS AO EGITO, MAS, HABITA NA TERRA QUE EU TE DISSER E PEREGRINA NELA, E EU SEREI CONTIGO E TE ABENÇOAREI, E MULTIPLICAREI A TUA SEMENTE COMO AS ESTRELAS DOS CÉUS.
 ASSIM, HABITOU ISAQUE NA TERRA DE GERAR, A QUAL O SENHOR ORDENARA QUE MORASSE.
E SEMEOU ISAQUE NAQUELA MESMA TERRA E COLHEU, NAQUELE MESMO ANO, CEM MEDIDAS, PORQUE O SENHOR O ABENÇOAVA, PELA SUA OBEDIÊNCIA.
E POR TER SIDO OBEDIENTE AO SENHOR, E TER CRIDO EM SUAS PROMESSAS, DEUS TAMBÉM O FEZ TER MUITAS OVELHAS, VACAS E MUITA GENTE AO SEU SERVIÇO, E POR ISSO, OS HABITANTES DAQUELA TERRA, OS FILISTEUS O INVEJARAM.
E POR CAUSA DA INVEJA DOS FILISTEUS, ISAQUE TEVE QUE SAIR DA CIDADE DE GERAR E FOI PARA O VALE DE GERAR, E HABITOU LÁ.
E OS SERVOS DE ISAQUE TIVERAM DE CAVAR NOVOS POÇOS DE ÁGUA, E ACHARAM ALI, UM POÇO DE ÁGUAS VIVAS.
E OS PASTORES DE GERAR BRIGARAM COM OS PASTORES DE ISAQUE E DISSERAM QUE A ÁGUA DO POÇO ERA DELES. ENTÃO CAVARAM OUTRO POÇO, E, OS FILISTEUS NÃO BRIGARAM MAIS POR CAUSA DELE E EM FIM, HOUVE PAZ PARA ISAQUE, PORQUE ELE ERA UM HOMEM DE PAZ.
E APARECEU-LHE O SENHOR E DISSE: "EU SOU O DEUS DE ABRAÃO, TEU PAI. NÃO TEMAS, PORQUE EU SOU CONTIGO, E ABENÇOAR-TE-EI, E MULTIPLICAREI A TUA SEMENTE POR AMOR DE ABRAÃO MEU SERVO".
ENTÃO, EDIFICOU ALI UM ALTAR, E INVOCOU O NOME DO SENHOR E O ADOROU EM AGRADECIMENTO.

VERSÍCULO CHAVE:

"Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros."
(I Samuel 15:22b)

______________________________________________________








_


Nenhum comentário:

Postar um comentário